Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Professor (a): Nelson José Maciel Gonçalves
Disciplina: Ciências
Ano/Série/Período: 9º ano Turma (s): 1e 2 Matutino / 3 e 4 Vespertino
Data: 01/09/10 a 06//10/2010
1. EIXOS NORTEADORES
• Meio Ambiente / Ser Humano e Saúde / Tecnologia e Sociedade
2. COMPETÊNCIA:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta
3. HABILIDADES:
3.1 Reconhecer diferentes formas de energia utilizadas em máquinas e em outros equipamentos , as seqüências das transformações que tais aparelhos realizam.
3.2 Compreender a termodinâmica como fator importante para o nosso dia-a-dia.
4. CONTEÚDOS:
•Energia Mecânica e Temperatura
5. METODOLOGIAS:
• Aulas explicativas e discursivas http://www.fisica.net/fisicatermica/
• Questionamentos orais focando o assunto abordado.
• Resolução de atividades sobre o conteúdo em estudo.
• Correção de atividades.
• Estudo de grupo para valorização do trabalho coletivo.
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros didáticos, quadro-giz, aparelho de TV e DVD e máquina fotográfica
7. TEMAS TRANSVERSAIS:
•
8. INTERDISCIPLINARIDADE:
9. AVALIAÇAO:
• Avaliação discorrerá de maneira contínua através de prova escrita, participação do aluno na realização das atividades diária, trabalhos diversificados em sala de aula e extra classe.
10. REFERÊNCIAS:
http://www.fisica.net/fisicatermica/
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental 2009.
• Expoente
• Livro didático
11. OBSERVAÇÃO:
Professor (a): Nelson José Maciel Gonçalves
Disciplina: Ciências
Ano/Série/Período: 9º ano Turma (s): 1e 2 Matutino / 3 e 4 Vespertino
Data: 01/09/10 a 06//10/2010
1. EIXOS NORTEADORES
• Meio Ambiente / Ser Humano e Saúde / Tecnologia e Sociedade
2. COMPETÊNCIA:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta
3. HABILIDADES:
3.1 Reconhecer diferentes formas de energia utilizadas em máquinas e em outros equipamentos , as seqüências das transformações que tais aparelhos realizam.
3.2 Compreender a termodinâmica como fator importante para o nosso dia-a-dia.
4. CONTEÚDOS:
•Energia Mecânica e Temperatura
5. METODOLOGIAS:
• Aulas explicativas e discursivas http://www.fisica.net/fisicatermica/
• Questionamentos orais focando o assunto abordado.
• Resolução de atividades sobre o conteúdo em estudo.
• Correção de atividades.
• Estudo de grupo para valorização do trabalho coletivo.
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros didáticos, quadro-giz, aparelho de TV e DVD e máquina fotográfica
7. TEMAS TRANSVERSAIS:
•
8. INTERDISCIPLINARIDADE:
9. AVALIAÇAO:
• Avaliação discorrerá de maneira contínua através de prova escrita, participação do aluno na realização das atividades diária, trabalhos diversificados em sala de aula e extra classe.
10. REFERÊNCIAS:
http://www.fisica.net/fisicatermica/
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental 2009.
• Expoente
• Livro didático
11. OBSERVAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário