GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
COORDENADORIA DE FORMAÇÃO E ASSESSORIA EDUCACIONAL
PLANO DE ENSINO/ 2010 – nº 4
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Professor (a): Nelson José Maciel Gonçalves
Disciplina: Ciências
Ano/Série/Período: 9º ano Turma (s): 1e 2 Matutino / 3 e 4 Vespertino
Data: 05/05/10 a 05/06/2010
1. EIXOS NORTEADORES
• Meio Ambiente / Ser Humano e Saúde / Tecnologia e Sociedade
2. COMPETÊNCIA:
• Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.
• Compreender a relação da tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente.
3. HABILIDADES:
3.1 Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade média sem necessidade de mudanças de unidade e envolvendo situações reais
3.2 Reconhecer a Física como ciência obrigatória na evolução humana.
4. CONTEÚDOS:
•As Leis de Newton
5. METODOLOGIAS:
• Aulas explicativas e discursivas
Video: Física - Leis de Newton - Parte - 1 - 2
• Questionamentos orais focando o assunto abordado.
• Resolução de atividades sobre o conteúdo em estudo.
• Correção de atividades.
• Estudo de grupo para valorização do trabalho coletivo.
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros didáticos, quadro-giz, aparelho de TV e DVD e máquina fotográfica
7. TEMAS TRANSVERSAIS:
•
8. INTERDISCIPLINARIDADE:
9. AVALIAÇAO:
• Avaliação discorrerá de maneira contínua através de prova escrita, participação do aluno na realização das atividades diária, trabalhos diversificados em sala de aula e extra classe.
10. REFERÊNCIAS:
http://www.youtube.com/watch?v=BP457lEdJPw
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental 2009.
• Expoente
• Livro didático
11. OBSERVAÇÃO:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
COORDENADORIA DE FORMAÇÃO E ASSESSORIA EDUCACIONAL
PLANO DE ENSINO/ 2010 – nº 4
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Professor (a): Nelson José Maciel Gonçalves
Disciplina: Ciências
Ano/Série/Período: 9º ano Turma (s): 1e 2 Matutino / 3 e 4 Vespertino
Data: 05/05/10 a 05/06/2010
1. EIXOS NORTEADORES
• Meio Ambiente / Ser Humano e Saúde / Tecnologia e Sociedade
2. COMPETÊNCIA:
• Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.
• Compreender a relação da tecnologia com as Ciências Modernas e Contemporâneas, sua influência na transformação de materiais e o impacto sobre o meio ambiente.
3. HABILIDADES:
3.1 Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade média sem necessidade de mudanças de unidade e envolvendo situações reais
3.2 Reconhecer a Física como ciência obrigatória na evolução humana.
4. CONTEÚDOS:
•As Leis de Newton
5. METODOLOGIAS:
• Aulas explicativas e discursivas
Video: Física - Leis de Newton - Parte - 1 - 2
• Questionamentos orais focando o assunto abordado.
• Resolução de atividades sobre o conteúdo em estudo.
• Correção de atividades.
• Estudo de grupo para valorização do trabalho coletivo.
6. RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros didáticos, quadro-giz, aparelho de TV e DVD e máquina fotográfica
7. TEMAS TRANSVERSAIS:
•
8. INTERDISCIPLINARIDADE:
9. AVALIAÇAO:
• Avaliação discorrerá de maneira contínua através de prova escrita, participação do aluno na realização das atividades diária, trabalhos diversificados em sala de aula e extra classe.
10. REFERÊNCIAS:
http://www.youtube.com/watch?v=BP457lEdJPw
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental 2009.
• Expoente
• Livro didático
11. OBSERVAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário